NESTE BLOG...

NESTE BLOG...encontramos uma opção de repassar nossas experiências, para além do grupo que compõem o PIBID no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Sejam bem vindos!... coordenadores, alunos, professores, acadêmicos, pesquisadores, filósofos natos, navegadores e à quem possa interessar e ser útil.

Esse blog será mais uma ferramenta de socialização do trabalho realizado pelos pibidianos que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/Pedagogia, e tem o propósito de levá-los a entender um mundo incompreensível por muitos: o mundo da REFLEXÃO.

Trará além das atividades, imagens e relatos das experiências dos "Pibidianos", indicações de assuntos diversos para o despertar da criticidade e reflexão.

Esperamos Contribuir!!! Naveguem!... façam uma viagem às experiências cotidianas do trabalho educativo que serão apresentadas. Perguntem! discordem! Critiquem e divulguem esse espaço.

Boa leitura!

Desejos de toda equipe.

***

Coordenadores do PIBID 2014

Curso de Pedagogia – UNIOESTE/Francisco Beltrão.

Da esquerda para direita: Prof. Dr. José Luiz Zanella, Profª. Drª. Benedita de Almeida e Prof. Dr. Clésio Acilino Antonio.

PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação.

Objetivo:

Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

Proponente:

O proponente deve ser instituição pública de ensino superior.

Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

quarta-feira, 26 de março de 2014

SOCIALIZANDO - Expectativas Superadas.

O segundo encontro do grupo PIBID de Pedagogia, aconteceu no dia 20/03/2014.
Foi um momento de socialização do primeiro contato dos acadêmicos participantes do Programa PIBID, com as escolas.


O encontro iniciou com os coordenadores expressando a satisfação pelo entusiasmo que o grupo vem demonstrando.


Mediante os relatos dos pibidianos, fica claro os reflexos desse entusiasmo, na interação com os coordenadores, alunos e direção das escolas visitadas. 


O que a princípio seria um primeiro contato para reconhecimento do espaço escolar e familiarização com as coordenações, transformou-se em interação também com professores nas atividades em salas de aula, com interação nas dinâmicas de estudos e contato direto com alunos no momento que as aulas eram ministradas pelos professores da turma.




A superação de expectativas teve como fundamental, a acolhida por parte das escolas, para com os integrantes do Projeto PIBID. Durante a socialização, os relatos demonstraram que todos os participantes foram bem recebidos e recepcionados pelas direções das escolas.



...Enfim!...Foi um momento de superação de todas as expectativas dos pibidianos. Essa superação de expectativas foi satisfatória e positiva para a seqüência de nossas experiências.
Texto: Queli J.M.Franke.

sexta-feira, 21 de março de 2014

1° Encontro


Primeiro grupo de Pibidianos do Curso de Pedagogia - Unioeste de Francisco Beltrão, 2014

No dia 14/03/2014, aconteceu o primeiro encontro dos primeiros PIBIDs do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
O encontro aconteceu na sala do 1° ano do curso de Pedagogia da Universidade, com início às 14h00min e término às 17h00min.
Nesse dia foram tratados assuntos relativos a esclarecimentos por parte dos Coordenadores do Projeto PIBID na Universidade, que demanda formas de organização dos pibidianos, em períodos e escolas, nas quais se realizará as atividades. Também ficou agendada a primeira visita às escolas.
Já nesse primeiro encontro, debateram-se em forma de seminário, algumas reflexões voltadas às atividades que serão efetuadas pelos grupos, nas escolas. Levantaram-se vários pontos à serem pensados. Dentre eles: "O que é estar em uma escola e fazer a observação de uma prática?" Com a discussão, evidencia a importância de o grupo estabelecer uma relação que enriqueça as práticas pedagógicas na sala de aula. Ressaltou-se assim, a importância de estabelecer o diálogo entre escola, universidade, professores, enfim, manter o diálogo entre todos os que compõem o trabalho.
Texto Postado por: "Pibidiana Queli J.M.Franke"