NESTE BLOG...

NESTE BLOG...encontramos uma opção de repassar nossas experiências, para além do grupo que compõem o PIBID no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Sejam bem vindos!... coordenadores, alunos, professores, acadêmicos, pesquisadores, filósofos natos, navegadores e à quem possa interessar e ser útil.

Esse blog será mais uma ferramenta de socialização do trabalho realizado pelos pibidianos que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/Pedagogia, e tem o propósito de levá-los a entender um mundo incompreensível por muitos: o mundo da REFLEXÃO.

Trará além das atividades, imagens e relatos das experiências dos "Pibidianos", indicações de assuntos diversos para o despertar da criticidade e reflexão.

Esperamos Contribuir!!! Naveguem!... façam uma viagem às experiências cotidianas do trabalho educativo que serão apresentadas. Perguntem! discordem! Critiquem e divulguem esse espaço.

Boa leitura!

Desejos de toda equipe.

***

Coordenadores do PIBID 2014

Curso de Pedagogia – UNIOESTE/Francisco Beltrão.

Da esquerda para direita: Prof. Dr. José Luiz Zanella, Profª. Drª. Benedita de Almeida e Prof. Dr. Clésio Acilino Antonio.

PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação.

Objetivo:

Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

Proponente:

O proponente deve ser instituição pública de ensino superior.

Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Atividade pedagógica de pesquisa com crianças nas comunidades do entorno da Escola Juscelino Kubitschek para analisar a importância da Agricultura Familiar

Pibidianas: Adriele Schlickmann e Andréia Tomé

No dia 24 de setembro de 2014 fomos acompanhar a turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Juscelino Kubitschek em uma visita às casas de dois pequenos produtores de alimentos da agricultura familiar. Esta visita era uma pesquisa para analisar a importância da agricultura familiar, observar o que é produzido e como é produzido, com o objetivo de formular um projeto com o tema “Alimentar o mundo, cuidar do Planeta”. Este é uma tema relacionado às atividades da Cooperativa Cresol, em virtude da comemoração do ano internacional da agricultura familiar.
Para a realização desta visita na propriedade dos agricultores, primeiramente as crianças, juntamente com a professora regente e as pididianas, elaboraram uma carta solicitando autorização para o desenvolvimento da pesquisa. Esses produtores entraram em contato com a escola para informar o aceite do convite.
Visitamos a casa de um produtor de frutas, verduras e hortaliças. Nós, pibidianas, ajudamos as crianças na elaboração de perguntas para uma entrevista realizada com o casal de agricultores desta propriedade, como, por exemplos: Quais são os alimentos produzidos?  Através destes alimentos produzidos a renda familiar é suficiente para o sustento da família? Onde são comercializados? São usados agrotóxicos? Há influência das fases da lua para o plantio e cultivo desses alimentos? Entre outras. Acompanhamos, dessa forma, a entrevista, a observação dos canteiros, estufas e o pomar.  Após isso, juntamente com as crianças, agradecemos o casal pela acolhida e o tempo disponibilizado para a visita.
O outro casal que visitamos produzem bolachas, pães, cucas e broas que são vendidos na feira do calçadão, localizado no centro da cidade. Eles também fornecem esses alimentos para a merenda escolar. Como na outra propriedade, para eles também foram elaborados questionamentos, como, por exemplos: Quais são os ingredientes necessários para a fabricação dos alimentos? Através destes alimentos produzidos a renda familiar é suficiente para o sustento da família? Existe alvará de vigilância  sanitária? Entre outros. O casal mostrou os equipamentos e o local da produção dos alimentos, depois disto foi servido um lanche com as bolachas fabricadas por eles.
Com essa pesquisa foi elaborado um livro com produções de texto, ilustrações e fotos do passeio, valorizando a agricultura familiar. Este trabalho foi encaminhado para os avaliadores da Cooperativa Cresol, pelo qual outras escolas também participaram concorrendo prêmios para os alunos e para a escola.

Análise:
O dia descrito anteriormente foi diferente dos outros dias letivos, pois foi um passeio, ou seja, a aula realizou-se fora do ambiente escolar com o objetivo de fazer uma pesquisa. Entendemos que a aprendizagem é mais que o ensino em sala de aula; necessita de aulas mais lúdicas e práticas, vivenciando a realidade das crianças e da comunidade, onde este estão inseridas, não apenas em livros e dentro das quatro paredes da sala de aula.
Observamos também que houve uma relação da pesquisa realizada com o projeto que estava sendo aplicado na sala de aula, que era sobre o sistema solar. Dessa modo, as crianças criativamente relacionaram suas aprendizagens com a pesquisa, pois surgiu a curiosidade de saber quais as influências das fases da lua para o cultivo dos alimentos.
As crianças também se utilizaram da entrevista para elaborar a produção de texto, visto que estas produções deveriam conter todos os aspectos observados e relatados na visita.

As vivências de sala de aula, sua dinâmica de ensino e aprendizagem, na escola de maneira geral, estão fundamentadas nas teorias trabalhadas pelo curso de Pedagogia, mesmo que de uma forma indireta estamos baseados em vários fundamentos e princípios teórico-pedagógicos estudados durante a nossa formação.  

Atividade com a "Pirâmide Alimentar" no primeiro ano do Ensino Fundamental da escola Juscelino Kubitschek


Andressa dos Santos Goffi Bin e Rozimara da Silva

A "Pirâmide Alimentar apresentada na figura abaixo foi desenvolvida com as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental da escola Juscelino Kubitschek. Nesta, a professora levou figuras de alimentos impressas e distribuiu entre as crianças, que deveriam pintar e recortar. Enquanto isso, a professora desenhou no papel pardo um triângulo para representar uma pirâmide, para após, juntamente com as crianças, realizaram a colagem de cada alimento, trabalhando as noções de quais alimentos devem ser mais consumidos, as quantidades e consequentemente os que devem ser evitados ou consumidos em menor quantidade. Após a contrução coletiva da "Pirâmide Alimentar", as crianaçs desenharam em seus cadernos a sua pirâmide conforme ensinado e entendido.

Atividades de organização social das crianças na sala de aula e do conteúdo "Sistema Solar" trabalhados na escola Juscelino Kubitschek

Janaína Luginieski e Carla Francisco dos Santos

Vamos citar duas atividades desenvolvidas na Escola Juscelino Kubitschek com as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental. A primeira delas foi o desenvolvimento de um palhaço, confeccionado em EVA, para decorar a sala e também servir de lembrete para o ajudante do dia como organização social das crianças. Com esse material pedagógico as crianças se sentiram mais partícipes na sala de aula, já que todas adoram ajudar a professora, seja num simples ato de apagar o quadro ou distribuir atividades para outros colegas, tal como a professora solicitara. Achamos muito interessante esse material, pois deixou a sala bonita e também despertou o interesse das crianças.

Outra experiência foi com o conteúdo "Sistema Solar", que desenvolvemos quando da docência no dia em que a professora Josiane participou do Momento Coletivo de formação continuada da escola. Este dia foi muito rico em relação a nossa experiência docente, pois organizamos o planejamento e pudemos desenvolvê-lo. Antes dessa aula, confeccionamos o material didático que foi o "Sistema Solar" em bolas de isopor. Representamos os planetas com bolas de isopor de diversos tamanhos e pintadas com cores que se aproximassem da realidade, tal como está nos livros e em materiais de pesquisa. A partir deste conteúdo, organizamos uma sessão vídeo com a história e característica de cada planeta, uma atividade de  palavras cruzadas e, por último, as crianças montaram o "Sistema Solar", o qual ficou exposto no teto da sala. No dia em que ficamos com a turma em sala pudemos por em prática aquilo que estávamos observando durantes várias dias do ano. Foi um resultado muito satisfatório, já que notamos que as crianças gostaram do trabalho que desenvolvemos e conseguiram entender e aprender o conteúdo trabalhado.

Atividade pedagógica com o jogo "Travessia do Rio"

Andressa dos Santos Goffi Bin e Rozimara da Silva

O jogo "Travessia do Rio" foi trabalhado na escola Juscelino Kubistchek com as crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No início da atividade as crianças foram divididas em dois grupos e cada grupo devia atravessar o rio. Com a utilização das cartas (rosa e azul), o valor a ser descoberto devia ser tirado em dados. A cada jogada dois integrantes do grupo lançavam juntos os dois dados. O valor obtido era resultado da soma dos pontos dos dados e o valor total deveria ser equivalente ao sugerido antes da jogada, o que lhe daria o direito da travessia. Este jogo foi elaborado a princípio com a intenção de trabalhar a adição, mas no seu decorrer foi surgindo outras equações, como o dobro das somas com apenas um dos dados. Logo também a professora trabalhou com os números impares e pares, além de mostrar às crianças a ordem crescente dos números, evidenciando o maior ou menor.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

INSTRUMENTOS DE REGISTRO PERMANENTES PARA REFLEXÃO TEÓRICA

INSTRUMENTO DE REGISTRO I


DIMENSÃO: diagnóstico geral de conhecimento do contexto educativo


ORIENTAÇÕES:

- Registro de grupo das informações acerca do contexto educativo (escola ou CMEI), produzido coletivamente para que diagnostique as principais características deste contexto de atuação.
- Os objetivos de tal registro são: desenvolver a escrita das(os) pibidianas(os) para aprendizagens de construção de diagnósticos da realidade educativa; construção de banco de informações; orientar a produção de textos científicos e relatórios institucionais.
- Quando já desenvolvido, o registro cumpre a função de informar novos integrantes no PIBID, de fonte de consulta auxiliar das reflexões em todo coletivo PIBID/Pedagogia-FBe, como para produção materiais de divulgação e de relatórios institucionais.

ÂMBITOS


ASPECTOS



Escola ou CMEI
Descrição, localização, ambiente e estrutura (ex. biblioteca: tamanho, quantidade e qualidade do acervo, materiais pedagógicos); nº de alunos, de professores; formação dos professores; equipe pedagógica e sua formação; merenda escolar; transporte escolar; estética da escola – pintura, carteiras, lousas etc.; parque infantil.


Entorno escolar
Relação da escola com o contexto (bairro/comunidade/sociedade). Ex.: quem são os pais, as famílias, modos de vida; questão do trabalho dos pais e a relação com a escolarização; formas de organização no bairro/comunidade e as relações com a escola.



Projeto pedagógico da escola ou CMEI
Projeto Político-pedagógico (PPP) e sua perspectiva educacional e pedagógica; formas de agrupamento (séries, anos e ciclos); ações educativas globais planejadas (além da sala de aula); participação e práticas de formação continuada exterior e na escola; ações integradas com as políticas educacionais (Ex.: Programa Dinheiro Direto na Escola PDDE; Programa Segundo Tempo;   Programa Mais Educação). 

“Turma” em que atua
Quantidades de alunos; idade(s); a sala de aula (organização e instalações); livros didáticos oferecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD;  contra turno é desenvolvido ou não;

Supervisão
Formação da supervisora (graduação, tempo, instituição, experiências, carreira); atuação na escola (carga horária, turno, turmas).

INSTRUMENTO DE REGISTRO II


DIMENSÃO: registro permanente das práticas em contextos educativos


ORIENTAÇÕES:

- Registros de análises individuais ou grupais acerca das situações vivenciadas na escola a cada semana. 
- Os objetivos de tais registros são: desenvolver a escrita das(os) pibidianas(os) para aprendizagens de construção de análise da realidade educativa; anotar e apresentar elementos importantes das discussões, das problematizações, de seus desdobramentos e de suas reflexões derivadas; acumular apontamentos de cada encontro para o próprio arquivo do projeto; orientar a produção de textos científicos.
- Quando em grupos nos encontros de quinta-feira, tais registros e análises serão debatidas para produzir formas de solicialização para todo coletivo PIBID/Pedagogia-FBe.

ÂMBITOS

ASPECTOS

Situações de atividades observadas/realizadas na semana
Descrição da atividade (qual, quando, como, onde, envolvidos etc.)





Dimensões da docência a qual atividade se refere
Identificar, por exemplos: o desenvolvimento da prática pedagógica (metodologias); as áreas e conhecimentos do ensino envolvidos; as crianças e a relação com os conteúdos ensinados; aprendizagens potencializadas (aprendizagens que as crianças dominam e se motivam); as interações dos sujeitos; materiais didáticos utilizados; atividades registradas nos cadernos e seus significados pedagógicos; atividades sequenciadas (tarefas/trabalhos/pesquisa); espaços explorados; processo de avaliação; planejamento das aulas; planejamentos na hora-atividade; organização do espaço e tempo; organização das atividades educativas; etc.


Breves conclusões
Comentar sobre a decisão de ter selecionado a atividade; comentar sobre o significado da situação no contexto da formação docente (importante relacionar com o conhecimento que têm sobre a questão); os significados das dimensões da docência refletidas.



Seminário integrado de formação docente - Subprojetos Pedagogia e Geografia

Seminário ocorrido no dia 20/11/2014 na Unioeste, Campus de Francisco Beltrão. Evento destinado à troca de experiências entre coordenadores, supervisores e bolsistas dos dois subprojetos PIBID Geografia e Pedagogia. A partir das socializações realizadas no encontro, forma sugeridas propostas de integração pedagógicas entre os dois subprojetos e serão organizados planos de trabalho conjuntos com os bolsistas dos

subprojetos.

Mostra de pôster