NESTE BLOG...

NESTE BLOG...encontramos uma opção de repassar nossas experiências, para além do grupo que compõem o PIBID no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Sejam bem vindos!... coordenadores, alunos, professores, acadêmicos, pesquisadores, filósofos natos, navegadores e à quem possa interessar e ser útil.

Esse blog será mais uma ferramenta de socialização do trabalho realizado pelos pibidianos que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/Pedagogia, e tem o propósito de levá-los a entender um mundo incompreensível por muitos: o mundo da REFLEXÃO.

Trará além das atividades, imagens e relatos das experiências dos "Pibidianos", indicações de assuntos diversos para o despertar da criticidade e reflexão.

Esperamos Contribuir!!! Naveguem!... façam uma viagem às experiências cotidianas do trabalho educativo que serão apresentadas. Perguntem! discordem! Critiquem e divulguem esse espaço.

Boa leitura!

Desejos de toda equipe.

***

Coordenadores do PIBID 2014

Curso de Pedagogia – UNIOESTE/Francisco Beltrão.

Da esquerda para direita: Prof. Dr. José Luiz Zanella, Profª. Drª. Benedita de Almeida e Prof. Dr. Clésio Acilino Antonio.

PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação.

Objetivo:

Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

Proponente:

O proponente deve ser instituição pública de ensino superior.

Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Atividades de organização social das crianças na sala de aula e do conteúdo "Sistema Solar" trabalhados na escola Juscelino Kubitschek

Janaína Luginieski e Carla Francisco dos Santos

Vamos citar duas atividades desenvolvidas na Escola Juscelino Kubitschek com as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental. A primeira delas foi o desenvolvimento de um palhaço, confeccionado em EVA, para decorar a sala e também servir de lembrete para o ajudante do dia como organização social das crianças. Com esse material pedagógico as crianças se sentiram mais partícipes na sala de aula, já que todas adoram ajudar a professora, seja num simples ato de apagar o quadro ou distribuir atividades para outros colegas, tal como a professora solicitara. Achamos muito interessante esse material, pois deixou a sala bonita e também despertou o interesse das crianças.

Outra experiência foi com o conteúdo "Sistema Solar", que desenvolvemos quando da docência no dia em que a professora Josiane participou do Momento Coletivo de formação continuada da escola. Este dia foi muito rico em relação a nossa experiência docente, pois organizamos o planejamento e pudemos desenvolvê-lo. Antes dessa aula, confeccionamos o material didático que foi o "Sistema Solar" em bolas de isopor. Representamos os planetas com bolas de isopor de diversos tamanhos e pintadas com cores que se aproximassem da realidade, tal como está nos livros e em materiais de pesquisa. A partir deste conteúdo, organizamos uma sessão vídeo com a história e característica de cada planeta, uma atividade de  palavras cruzadas e, por último, as crianças montaram o "Sistema Solar", o qual ficou exposto no teto da sala. No dia em que ficamos com a turma em sala pudemos por em prática aquilo que estávamos observando durantes várias dias do ano. Foi um resultado muito satisfatório, já que notamos que as crianças gostaram do trabalho que desenvolvemos e conseguiram entender e aprender o conteúdo trabalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário