NESTE BLOG...

NESTE BLOG...encontramos uma opção de repassar nossas experiências, para além do grupo que compõem o PIBID no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Sejam bem vindos!... coordenadores, alunos, professores, acadêmicos, pesquisadores, filósofos natos, navegadores e à quem possa interessar e ser útil.

Esse blog será mais uma ferramenta de socialização do trabalho realizado pelos pibidianos que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/Pedagogia, e tem o propósito de levá-los a entender um mundo incompreensível por muitos: o mundo da REFLEXÃO.

Trará além das atividades, imagens e relatos das experiências dos "Pibidianos", indicações de assuntos diversos para o despertar da criticidade e reflexão.

Esperamos Contribuir!!! Naveguem!... façam uma viagem às experiências cotidianas do trabalho educativo que serão apresentadas. Perguntem! discordem! Critiquem e divulguem esse espaço.

Boa leitura!

Desejos de toda equipe.

***

Coordenadores do PIBID 2014

Curso de Pedagogia – UNIOESTE/Francisco Beltrão.

Da esquerda para direita: Prof. Dr. José Luiz Zanella, Profª. Drª. Benedita de Almeida e Prof. Dr. Clésio Acilino Antonio.

PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação.

Objetivo:

Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

Proponente:

O proponente deve ser instituição pública de ensino superior.

Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Relato de atividade: Pibidianas: July Cristina; Leisa Gviasdecki; Lidiane Possamai; Nelise Mocinski; Viviane Barcelos.


         No dia 24 de março de 2014, na Escola Municipal Sagrado Coração, na turma do 1ºC vespertino, foi realizada a seguinte atividade de lógica interpretativa. Que nos foi de grande significado devido a sua importância no processo de alfabetização.
A atividade foi colada no caderno dos alunos, e a professora a reproduziu no quadro para facilitar sua realização e compreensão. Em sequência pedia para que as crianças observassem as figuras fazendo seu reconhecimento, identificando a primeira letra da imagem fazendo relação com as alternativas.
O trabalho de junção silábica foi realizado levando em consideração o som da letra e as famílias silábicas. Os alunos repetiam os sons, e chegavam juntos a resposta correta, a destacando com lápis colorido.
A situação descrita configura-se em uma prática pedagógica, sendo a mesma voltada aos princípios da alfabetização, considerando e analisando as dificuldades de maior significado apresentada pela turma.
No início o exercício foi bem proveitoso, e o interesse era satisfatório. Porém já na sexta palavra pôde-se perceber uma dispersão dos alunos, que já estavam cansados não correspondendo com tanta atenção aos estímulos da professora, devido a repetição constante exigida pela atividade. Contudo pode-se observar que tal prática é necessária, uma vez que insiste no aluno evitando uma acomodação que pode vir a tornar o processo falho quanto a sua qualificação e efetivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário