NESTE BLOG...

NESTE BLOG...encontramos uma opção de repassar nossas experiências, para além do grupo que compõem o PIBID no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Sejam bem vindos!... coordenadores, alunos, professores, acadêmicos, pesquisadores, filósofos natos, navegadores e à quem possa interessar e ser útil.

Esse blog será mais uma ferramenta de socialização do trabalho realizado pelos pibidianos que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/Pedagogia, e tem o propósito de levá-los a entender um mundo incompreensível por muitos: o mundo da REFLEXÃO.

Trará além das atividades, imagens e relatos das experiências dos "Pibidianos", indicações de assuntos diversos para o despertar da criticidade e reflexão.

Esperamos Contribuir!!! Naveguem!... façam uma viagem às experiências cotidianas do trabalho educativo que serão apresentadas. Perguntem! discordem! Critiquem e divulguem esse espaço.

Boa leitura!

Desejos de toda equipe.

***

Coordenadores do PIBID 2014

Curso de Pedagogia – UNIOESTE/Francisco Beltrão.

Da esquerda para direita: Prof. Dr. José Luiz Zanella, Profª. Drª. Benedita de Almeida e Prof. Dr. Clésio Acilino Antonio.

PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação.

Objetivo:

Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

Proponente:

O proponente deve ser instituição pública de ensino superior.

Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

RELATO DO "MOMENTO COLETIVO": ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA JUSCELINO KUBITSCHEK

Pibidianas: Letícia Vassoler e Adrieli Berkembrock 

No dia 29 de outubro de 2014 aconteceu na Escola Municipal Juscelino Kubitschek mais um "momento coletivo", com a participação dos professores da escola, professor Clésio e a professora Iara do Curso de Pedagogia da Unioeste e as pibidianas.
Nessa reunião foram debatidos elementos sobre a possibilidade de realizar um trabalho de planejamento interdisciplinar ou integrado a partir de mapas conceituais com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de possibilitar aproximações teórico-metodológicas entre as disciplinas e seus conteúdos, como também para continuar o trabalho com os princípios pedagógicos já praticados com as crianças dos anos iniciais.
Num primeiro momento, os professores organizaram os seus conteúdos estruturantes e específicos e após compartilharam com os outros professores, procurando estabelecer relações e aproximações entre tais conteúdos. Na sequência foi discutido como essa prática de planejamento aconteceria, sendo estabelecidos cinco momentos para sua organização:
1º movimento: planejamento entre professores por área de conhecimento, pelo qual precisam definir quais questões que os conteúdos problematizam, o que constituiria o "mapa categorial genérico" por área.
2º movimento: Planejamento pelo professor da disciplina específica, por ano e para o trimestre (planejamento pessoal), criando o "mapa conceitual genérico disciplinar".
3º movimento: planejamento do mapa com os alunos por trimestre e modo sequencial.
4º movimento: prática didática no processo de ensino e aprendizagem e suas estratégias metodológicas por cada disciplina.
5º movimento: relação interdisciplinar (por uma área ou mais áreas) a partir das práticas didáticas organizadas pelos professores de cada disciplina.
Essas definições foram feitas depois de muito debate e discussão, visto que o grupo era dinâmico e muitas perguntas foram feitas até chegar ao consenso final.
Para nossa formação (pibidianas) esse momento foi essencial, pois se apresentou uma metodologia de troca de opiniões e debates, na qual todos tinham oportunidade de expor seu ponto de vista e o conhecimento foi elaborado em um coletivo participativo e democrático.
Em conversas informais as pibidianas apontaram que sentiam falta desse movimento de discussão nas aulas do Curso de Pedagogia, já que perceberam a riqueza na construção de elementos formadores naquele momento coletivo.
Além de toda aquela discussão ter como foco um novo jeito de trabalho com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, foi possível perceber o comprometimento da escola com seus projetos e seus alunos.

Apesar de ser um novo desafio, sentimos os professores empolgados e motivados com a nova proposta metodológica de trabalho com os alunos dos anos finais e acreditamos que só não irá dar certo se algum dos profissionais não se comprometer com a proposta, pois é mais uma iniciativa que, pela forma como está sendo estruturada, tem grande chances de ser inovadora e bem sucedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário