Pibidianas:
Letícia Vassoler e Adrieli Berkembrock
No
dia 29 de outubro de 2014 aconteceu na Escola Municipal Juscelino Kubitschek mais
um "momento coletivo", com a participação dos professores da escola, professor
Clésio e a professora Iara do Curso de Pedagogia da Unioeste e as pibidianas.
Nessa
reunião foram debatidos elementos sobre a possibilidade de realizar um trabalho
de planejamento interdisciplinar ou integrado a partir de mapas conceituais com
os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de possibilitar aproximações
teórico-metodológicas entre as disciplinas e seus conteúdos, como também para
continuar o trabalho com os princípios pedagógicos já praticados com as crianças dos anos
iniciais.
Num primeiro momento, os professores organizaram os seus conteúdos estruturantes e
específicos e após compartilharam com os outros professores, procurando estabelecer
relações e aproximações entre tais conteúdos. Na sequência foi discutido como essa prática de
planejamento aconteceria, sendo estabelecidos cinco momentos para sua organização:
1º movimento:
planejamento entre professores por área de conhecimento, pelo qual precisam
definir quais questões que os conteúdos problematizam, o que constituiria o "mapa
categorial genérico" por área.
2º movimento:
Planejamento pelo professor da disciplina específica, por ano e para o
trimestre (planejamento pessoal), criando o "mapa conceitual genérico
disciplinar".
3º movimento:
planejamento do mapa com os alunos por trimestre e modo sequencial.
4º movimento: prática
didática no processo de ensino e aprendizagem e suas estratégias metodológicas por
cada disciplina.
5º movimento:
relação interdisciplinar (por uma área ou mais áreas) a partir das práticas
didáticas organizadas pelos professores de cada disciplina.
Essas
definições foram feitas depois de muito debate e discussão, visto que o grupo era
dinâmico e muitas perguntas foram feitas até chegar ao consenso final.
Para
nossa formação (pibidianas) esse momento foi essencial, pois se apresentou uma
metodologia de troca de opiniões e debates, na qual todos tinham oportunidade
de expor seu ponto de vista e o conhecimento foi elaborado em um coletivo
participativo e democrático.
Em
conversas informais as pibidianas apontaram que sentiam falta desse movimento
de discussão nas aulas do Curso de Pedagogia, já que perceberam a riqueza na
construção de elementos formadores naquele momento coletivo.
Além
de toda aquela discussão ter como foco um novo jeito de trabalho com os alunos
dos anos finais do Ensino Fundamental, foi possível perceber o comprometimento
da escola com seus projetos e seus alunos.
Apesar
de ser um novo desafio, sentimos os professores empolgados e motivados com a
nova proposta metodológica de trabalho com os alunos dos anos finais e
acreditamos que só não irá dar certo se algum dos profissionais não se
comprometer com a proposta, pois é mais uma iniciativa que, pela forma como está
sendo estruturada, tem grande chances de ser inovadora e bem sucedida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário