Pibidianas: Letícia Vassoler e Adrieli Berkembrock
O que é auto-organização?
Uma prática em construção na escola. Os princípios da auto-organização
se fundamentam nos estudos de Makarenco e Pistrak, clássicos da pedagogia.
Quem são os responsáveis?
Em primeiro
momento, estão as pidibianas juntamente com o diretor e a equipe pedagógica. Conta também com a
participação de todos os professores e funcionários da escola.
Qual o trabalho de cada responsável?
As pibidianas
são responsáveis por criar dispositivos pedagógicos de acompanhamento dos
alunos e organizar as assembleias de turmas. Participam do conselho escolar e
contribuem trazendo informações e ideias para melhorias da escola. Instigam os
alunos a buscar melhorias e mudanças, que tragam benefícios no espaço
físico e também pessoal.
O diretor e a
coordenadora pedagógica auxiliam nessa construção. Como essa prática já se estrutura há um
ano, essas pessoas nos trazem elementos que já foram utilizados e que
obtiveram bons resultados.
Os professores,
como estão constantemente em sala de aula, contribuem ao trazer problemáticas
que observam (comportamento, aprendizagem, organização, disciplina...) a serem
pensadas e trabalhadas com os alunos.
Por que realizar essa prática na escola?
Os princípios da
auto-organização podem potencializar práticas educativas que acrescentam
responsabilidade, cooperação, sociabilidade, solidariedade, vida coletiva,
entre os alunos, professores, escola e comunidade, como princípios que
necessitamos valorizar e que são tão negligenciados na sociedade capitalista em
que vivemos.
Reestruturando essa prática...
No processo de
auto-organização percebe-se a importância de realizar um diagnóstico das turmas
e observar na sala de aula quais são elementos auto-organizativos que os alunos
apresentam com seus materiais, suas notas, comportamentos nos momentos de
trabalho em grupo e individual, sua postura durante as aulas e predisposição
que apresentam para atividades curriculares e extracurriculares.
Qual os objetivos de entrar em sala de aula?
- Observar os alunos em sala (6º ao 9º
ano do ensino fundamental II).
- Categorizar as problemáticas que serão
constatadas em sala de aula.
- Elaborar dispositivos pedagógicos de
acompanhamento de aprendizagem semanalmente.
Como será realizado esse trabalho?
O primeiro momento será de observação e
levantamento de problemáticas a serem estudadas posteriormente. Nos momentos
que as pibidianas estiverem em sala de aula, serão realizados registros e
anotações sobre os elementos de organização e coletividade. Em um momento
posterior será realizado uma sistematização escrita dos dados coletados e
apresentado aos alunos e professores, e quando conveniente aos pais no conselho
de classe, sendo uma possibilidade da família conhecer a situação dos
educando e o processo educativo, compartilhando e diretamente atuando para
superar os problemas.
Participação dos alunos! Como ocorre?
Eles são os
agentes principais desse processo, pois ao entenderem essa prática podem
auxiliar na melhoria da escola.
Como?
A partir do
momento que estes se sentirem participantes e atuantes, espera-se que tenham
postura autônomas e liberdade de expor suas opiniões, intervindo nos movimentos
da escola, além de demonstrarem atitudes de
organização e comprometimento com si mesmo e sua vida escolar.
Algumas atividades realizadas neste ano:
- Assembleias de turma
- Diagnóstico sobre as turmas
- Atividades de intervenção
- Movimentação dos alunos para
participarem do conselho de classe
- Explicação sobre as funções do
representante de turma
- Caderno de anotações das turmas
- Caixa de sugestões
- Motivação dos alunos para um debate
político ( envolvendo o movimento de eleição para diretor)
- Conversa constante com os professores
sobre os elementos que surgiam durante as assembleias.
- Planilha das médias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário