NESTE BLOG...

NESTE BLOG...encontramos uma opção de repassar nossas experiências, para além do grupo que compõem o PIBID no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Sejam bem vindos!... coordenadores, alunos, professores, acadêmicos, pesquisadores, filósofos natos, navegadores e à quem possa interessar e ser útil.

Esse blog será mais uma ferramenta de socialização do trabalho realizado pelos pibidianos que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/Pedagogia, e tem o propósito de levá-los a entender um mundo incompreensível por muitos: o mundo da REFLEXÃO.

Trará além das atividades, imagens e relatos das experiências dos "Pibidianos", indicações de assuntos diversos para o despertar da criticidade e reflexão.

Esperamos Contribuir!!! Naveguem!... façam uma viagem às experiências cotidianas do trabalho educativo que serão apresentadas. Perguntem! discordem! Critiquem e divulguem esse espaço.

Boa leitura!

Desejos de toda equipe.

***

Coordenadores do PIBID 2014

Curso de Pedagogia – UNIOESTE/Francisco Beltrão.

Da esquerda para direita: Prof. Dr. José Luiz Zanella, Profª. Drª. Benedita de Almeida e Prof. Dr. Clésio Acilino Antonio.

PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação.

Objetivo:

Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

Proponente:

O proponente deve ser instituição pública de ensino superior.

Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A prática da AUTO-ORGANIZAÇÃO na Escola Municipal Juscelino Kubistchek

                                                                               Pibidianas: Letícia Vassoler e Adrieli Berkembrock

O que é auto-organização?
Uma prática em construção na escola. Os princípios da auto-organização se fundamentam nos estudos de Makarenco e Pistrak, clássicos da pedagogia.
Quem são os responsáveis?
Em primeiro momento, estão as pidibianas juntamente com o diretor e a equipe pedagógica. Conta também com a participação de todos os professores e funcionários da escola.
Qual o trabalho de cada responsável?
As pibidianas são responsáveis por criar dispositivos pedagógicos de acompanhamento dos alunos e organizar as assembleias de turmas. Participam do conselho escolar e contribuem trazendo informações e ideias para melhorias da escola. Instigam os alunos a buscar melhorias e mudanças, que tragam benefícios no espaço físico e também pessoal.
O diretor e a coordenadora pedagógica auxiliam nessa construção. Como essa prática já se estrutura há um ano, essas pessoas nos trazem elementos que já foram utilizados e que obtiveram bons resultados.
Os professores, como estão constantemente em sala de aula, contribuem ao trazer problemáticas que observam (comportamento, aprendizagem, organização, disciplina...) a serem pensadas e trabalhadas com os alunos.
Por que realizar essa prática na escola?
Os princípios da auto-organização podem potencializar práticas educativas que acrescentam responsabilidade, cooperação, sociabilidade, solidariedade, vida coletiva, entre os alunos, professores, escola e comunidade, como princípios que necessitamos valorizar e que são tão negligenciados na sociedade capitalista em que vivemos.
Reestruturando essa prática...
No processo de auto-organização percebe-se a importância de realizar um diagnóstico das turmas e observar na sala de aula quais são elementos auto-organizativos que os alunos apresentam com seus materiais, suas notas, comportamentos nos momentos de trabalho em grupo e individual, sua postura durante as aulas e predisposição que apresentam para atividades curriculares e extracurriculares.
Qual os objetivos de entrar em sala de aula?
- Observar os alunos em sala (6º ao 9º ano do ensino fundamental II).
- Categorizar as problemáticas que serão constatadas em sala de aula.
- Elaborar dispositivos pedagógicos de acompanhamento de aprendizagem semanalmente.
Como será realizado esse trabalho?
O primeiro momento será de observação e levantamento de problemáticas a serem estudadas posteriormente. Nos momentos que as pibidianas estiverem em sala de aula, serão realizados registros e anotações sobre os elementos de organização e coletividade. Em um momento posterior será realizado uma sistematização escrita dos dados coletados e apresentado aos alunos e professores, e quando conveniente aos pais no conselho de classe, sendo uma possibilidade da família conhecer a situação dos educando e o processo educativo, compartilhando e diretamente atuando para superar os problemas.
Participação dos alunos! Como ocorre?
Eles são os agentes principais desse processo, pois ao entenderem essa prática podem auxiliar na melhoria da escola.
Como?
A partir do momento que estes se sentirem participantes e atuantes, espera-se que tenham postura autônomas e liberdade de expor suas opiniões, intervindo nos movimentos da escola, além de demonstrarem atitudes de  organização e comprometimento com si mesmo e sua vida escolar.
Algumas atividades realizadas neste ano:
- Assembleias de turma
- Diagnóstico sobre as turmas
- Atividades de intervenção
- Movimentação dos alunos para participarem do conselho de classe
- Explicação sobre as funções do representante de turma
- Caderno de anotações das turmas
- Caixa de sugestões
- Motivação dos alunos para um debate político ( envolvendo o movimento de eleição para diretor)
- Conversa constante com os professores sobre os elementos que surgiam durante as assembleias.
- Planilha das médias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário