O jogo "Travessia do Rio" foi trabalhado na escola Juscelino Kubistchek com as crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No início da atividade as crianças foram divididas em dois grupos e cada grupo devia atravessar o rio. Com a utilização das cartas (rosa e azul), o valor a ser descoberto devia ser tirado em dados. A cada jogada dois integrantes do grupo lançavam juntos os dois dados. O valor obtido era resultado da soma dos pontos dos dados e o valor total deveria ser equivalente ao sugerido antes da jogada, o que lhe daria o direito da travessia. Este jogo foi elaborado a princípio com a intenção de trabalhar a adição, mas no seu decorrer foi surgindo outras equações, como o dobro das somas com apenas um dos dados. Logo também a professora trabalhou com os números impares e pares, além de mostrar às crianças a ordem crescente dos números, evidenciando o maior ou menor.
NESTE BLOG...
NESTE BLOG...encontramos uma opção de repassar nossas experiências, para além do grupo que compõem o PIBID no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
Sejam bem vindos!... coordenadores, alunos, professores, acadêmicos, pesquisadores, filósofos natos, navegadores e à quem possa interessar e ser útil.
Esse blog será mais uma ferramenta de socialização do trabalho realizado pelos pibidianos que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/Pedagogia, e tem o propósito de levá-los a entender um mundo incompreensível por muitos: o mundo da REFLEXÃO.
Trará além das atividades, imagens e relatos das experiências dos "Pibidianos", indicações de assuntos diversos para o despertar da criticidade e reflexão.
Esperamos Contribuir!!! Naveguem!... façam uma viagem às experiências cotidianas do trabalho educativo que serão apresentadas. Perguntem! discordem! Critiquem e divulguem esse espaço.
Boa leitura!

***
PIBID
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação.
Objetivo:
Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
Proponente:
O proponente deve ser instituição pública de ensino superior.
Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Atividade pedagógica com o jogo "Travessia do Rio"
O jogo "Travessia do Rio" foi trabalhado na escola Juscelino Kubistchek com as crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No início da atividade as crianças foram divididas em dois grupos e cada grupo devia atravessar o rio. Com a utilização das cartas (rosa e azul), o valor a ser descoberto devia ser tirado em dados. A cada jogada dois integrantes do grupo lançavam juntos os dois dados. O valor obtido era resultado da soma dos pontos dos dados e o valor total deveria ser equivalente ao sugerido antes da jogada, o que lhe daria o direito da travessia. Este jogo foi elaborado a princípio com a intenção de trabalhar a adição, mas no seu decorrer foi surgindo outras equações, como o dobro das somas com apenas um dos dados. Logo também a professora trabalhou com os números impares e pares, além de mostrar às crianças a ordem crescente dos números, evidenciando o maior ou menor.



Nenhum comentário:
Postar um comentário