NESTE BLOG...

NESTE BLOG...encontramos uma opção de repassar nossas experiências, para além do grupo que compõem o PIBID no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Sejam bem vindos!... coordenadores, alunos, professores, acadêmicos, pesquisadores, filósofos natos, navegadores e à quem possa interessar e ser útil.

Esse blog será mais uma ferramenta de socialização do trabalho realizado pelos pibidianos que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/Pedagogia, e tem o propósito de levá-los a entender um mundo incompreensível por muitos: o mundo da REFLEXÃO.

Trará além das atividades, imagens e relatos das experiências dos "Pibidianos", indicações de assuntos diversos para o despertar da criticidade e reflexão.

Esperamos Contribuir!!! Naveguem!... façam uma viagem às experiências cotidianas do trabalho educativo que serão apresentadas. Perguntem! discordem! Critiquem e divulguem esse espaço.

Boa leitura!

Desejos de toda equipe.

***

Coordenadores do PIBID 2014

Curso de Pedagogia – UNIOESTE/Francisco Beltrão.

Da esquerda para direita: Prof. Dr. José Luiz Zanella, Profª. Drª. Benedita de Almeida e Prof. Dr. Clésio Acilino Antonio.

PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação.

Objetivo:

Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

Proponente:

O proponente deve ser instituição pública de ensino superior.

Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Atividade pedagógica com o jogo "Travessia do Rio"

Andressa dos Santos Goffi Bin e Rozimara da Silva

O jogo "Travessia do Rio" foi trabalhado na escola Juscelino Kubistchek com as crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No início da atividade as crianças foram divididas em dois grupos e cada grupo devia atravessar o rio. Com a utilização das cartas (rosa e azul), o valor a ser descoberto devia ser tirado em dados. A cada jogada dois integrantes do grupo lançavam juntos os dois dados. O valor obtido era resultado da soma dos pontos dos dados e o valor total deveria ser equivalente ao sugerido antes da jogada, o que lhe daria o direito da travessia. Este jogo foi elaborado a princípio com a intenção de trabalhar a adição, mas no seu decorrer foi surgindo outras equações, como o dobro das somas com apenas um dos dados. Logo também a professora trabalhou com os números impares e pares, além de mostrar às crianças a ordem crescente dos números, evidenciando o maior ou menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário