NESTE BLOG...

NESTE BLOG...encontramos uma opção de repassar nossas experiências, para além do grupo que compõem o PIBID no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Sejam bem vindos!... coordenadores, alunos, professores, acadêmicos, pesquisadores, filósofos natos, navegadores e à quem possa interessar e ser útil.

Esse blog será mais uma ferramenta de socialização do trabalho realizado pelos pibidianos que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/Pedagogia, e tem o propósito de levá-los a entender um mundo incompreensível por muitos: o mundo da REFLEXÃO.

Trará além das atividades, imagens e relatos das experiências dos "Pibidianos", indicações de assuntos diversos para o despertar da criticidade e reflexão.

Esperamos Contribuir!!! Naveguem!... façam uma viagem às experiências cotidianas do trabalho educativo que serão apresentadas. Perguntem! discordem! Critiquem e divulguem esse espaço.

Boa leitura!

Desejos de toda equipe.

***

Coordenadores do PIBID 2014

Curso de Pedagogia – UNIOESTE/Francisco Beltrão.

Da esquerda para direita: Prof. Dr. José Luiz Zanella, Profª. Drª. Benedita de Almeida e Prof. Dr. Clésio Acilino Antonio.

PIBID

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação.

Objetivo:

Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

Proponente:

O proponente deve ser instituição pública de ensino superior.

Fonte: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Atividade pedagógica de pesquisa com crianças nas comunidades do entorno da Escola Juscelino Kubitschek para analisar a importância da Agricultura Familiar

Pibidianas: Adriele Schlickmann e Andréia Tomé

No dia 24 de setembro de 2014 fomos acompanhar a turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Juscelino Kubitschek em uma visita às casas de dois pequenos produtores de alimentos da agricultura familiar. Esta visita era uma pesquisa para analisar a importância da agricultura familiar, observar o que é produzido e como é produzido, com o objetivo de formular um projeto com o tema “Alimentar o mundo, cuidar do Planeta”. Este é uma tema relacionado às atividades da Cooperativa Cresol, em virtude da comemoração do ano internacional da agricultura familiar.
Para a realização desta visita na propriedade dos agricultores, primeiramente as crianças, juntamente com a professora regente e as pididianas, elaboraram uma carta solicitando autorização para o desenvolvimento da pesquisa. Esses produtores entraram em contato com a escola para informar o aceite do convite.
Visitamos a casa de um produtor de frutas, verduras e hortaliças. Nós, pibidianas, ajudamos as crianças na elaboração de perguntas para uma entrevista realizada com o casal de agricultores desta propriedade, como, por exemplos: Quais são os alimentos produzidos?  Através destes alimentos produzidos a renda familiar é suficiente para o sustento da família? Onde são comercializados? São usados agrotóxicos? Há influência das fases da lua para o plantio e cultivo desses alimentos? Entre outras. Acompanhamos, dessa forma, a entrevista, a observação dos canteiros, estufas e o pomar.  Após isso, juntamente com as crianças, agradecemos o casal pela acolhida e o tempo disponibilizado para a visita.
O outro casal que visitamos produzem bolachas, pães, cucas e broas que são vendidos na feira do calçadão, localizado no centro da cidade. Eles também fornecem esses alimentos para a merenda escolar. Como na outra propriedade, para eles também foram elaborados questionamentos, como, por exemplos: Quais são os ingredientes necessários para a fabricação dos alimentos? Através destes alimentos produzidos a renda familiar é suficiente para o sustento da família? Existe alvará de vigilância  sanitária? Entre outros. O casal mostrou os equipamentos e o local da produção dos alimentos, depois disto foi servido um lanche com as bolachas fabricadas por eles.
Com essa pesquisa foi elaborado um livro com produções de texto, ilustrações e fotos do passeio, valorizando a agricultura familiar. Este trabalho foi encaminhado para os avaliadores da Cooperativa Cresol, pelo qual outras escolas também participaram concorrendo prêmios para os alunos e para a escola.

Análise:
O dia descrito anteriormente foi diferente dos outros dias letivos, pois foi um passeio, ou seja, a aula realizou-se fora do ambiente escolar com o objetivo de fazer uma pesquisa. Entendemos que a aprendizagem é mais que o ensino em sala de aula; necessita de aulas mais lúdicas e práticas, vivenciando a realidade das crianças e da comunidade, onde este estão inseridas, não apenas em livros e dentro das quatro paredes da sala de aula.
Observamos também que houve uma relação da pesquisa realizada com o projeto que estava sendo aplicado na sala de aula, que era sobre o sistema solar. Dessa modo, as crianças criativamente relacionaram suas aprendizagens com a pesquisa, pois surgiu a curiosidade de saber quais as influências das fases da lua para o cultivo dos alimentos.
As crianças também se utilizaram da entrevista para elaborar a produção de texto, visto que estas produções deveriam conter todos os aspectos observados e relatados na visita.

As vivências de sala de aula, sua dinâmica de ensino e aprendizagem, na escola de maneira geral, estão fundamentadas nas teorias trabalhadas pelo curso de Pedagogia, mesmo que de uma forma indireta estamos baseados em vários fundamentos e princípios teórico-pedagógicos estudados durante a nossa formação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário